"Não há portões, nem fechaduras, nem cadeados com os quais você conseguirá trancar a liberdade do meu pensamento." (Virginia Woolf, Um teto todo seu)
Nessa semana do dia internacional da mulher o Literatura Sóbria resolveu dá 5 dicas de canais literários criados por mulheres.
Para quem não sabe as mulheres atualmente estão a cada dia mais conseguindo o seu lugar. E isso está fazendo com que haja mais igualdade, e mais feminismo nos dias atuais.
Não há nada melhor do que assistir aos canais literários criados por essas mulheres.
Gisele Ebespacher: do canal literário "Vamos falar sobre livros?" fala sobre ótimos livros. Muito dos livros que Gisele fala são de não-ficção que é um gênero de literário difícil das pessoas gostarem, mas isso não acontece quando você assisti aos seus vídeos.
Você ficará morrendo de vontade de ler sobre estes livros. Sempre com questões pertinentes, com argumentos convincentes.
E Gisele também escreve muito bem, para quem não sabe Gisele escreve para o Jornal Rascunho, um jornal de literatura.
Claire Scorzi:, este canal é um verdadeiro clássico, vamos dizer assim, pois Claire Scorzi tem um objetivo quando criou o canal que foi o de disseminar o gosto das pessoas pelos livros clássicos que muitas pessoas torcem o nariz. Ela é bibliotecária, e uma apaixonada por literatura clássica.
Quem ainda não viu um vídeo dela, pode correr para ver, pois são excelentes. Comecei a me apaixonar pela Virgina Woolf através dela que era uma escritora que antes não conhecia.
Livro & Café: é uma canal literário criado pela Francine Ramos uma apaixonada por livros, principalmente os da Vírgnia Woolf, e da Katherine Mansfield. Francine também tem o blog que escreve sobre suas leituras que é do mesmo nome do canal Livro & Café.
É uma lindeza o canal e o blog sempre que posso arranjo um tempo para ler, e assistir aos seus vídeos. Adoro ver os vídeos que fala sobre a Vírginia Woolf, é lindo encontrar pessoas que amam compartilhar aquilo que amam.
País das Entrelinhas: o canal que dá para perceber que é super fofo só pelo nome, a criadora do canal é a Tatianne Dantas.
E o nome faz jus aos vídeos que são super fofos, e a Tati é de uma simpatia que dá vontade de convida-la para tomar um chá e ficar conversando a tarde inteira sobre livros.
Ela é Psicologa, e ama literatura e é apaixonada pelo Bergman.
Rasuras: é um canal feito por três feministas. Laís, Michelle e Paula. Foi criado ainda este ano, e não tem como não gostar, pois é um canal idealizado com o objetivo de falar principalmente de livros, artes, e feminismo.
É tão importante ver mulheres repassando conhecimento, a força, o feminismo, empoderando as mulheres que a cada dia precisam mais do feminismo.
Essas foram as 5 mulheres que criaram um canal literário com o objetivo de disseminar literatura. Sendo que existem outras tantas que também tem canais literários que são super excelentes.
Este ato de disseminar a literatura é belo, e mais quando atinge as mulheres, pois mulheres que leem são perigosas, pois veem que o machismo não tem vez quando estão com os livros na mão, e tem a liberdade de pensar, como disse Virgnia Woolf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário