domingo, 8 de janeiro de 2017

Resenha literária: A distância entre nós, Thrity Umrigar




Título: A distância entre nósAutora: Thrity Umrigar
Páginas: 336Editora: Nova fronteira


Preciso falar do romance da escritora Thrity Umrigar que se chama " a distância entre nós". Este livro me arrebatou desde do título, a construção dos personagens, do enredo.
"A distância entre nós" é um livro que conta a história de duas mulheres que tem vidas totalmente diferente. Uma é empregada outra é a patroa. As duas mulheres vivem na Índia, especificamente em Bombain.
A empregada Bhima tem uma filha que está com aids que foi transmitida pelo marido. Então os dois estão com os dias contados. Enquanto Bhima tem uma neta chamada Maya que é uma sombra da avó de tão ligadas que são.
Mas algo acontece. Maya está grávida e Bhima não quer aceitar de forma alguma essa gravidez impura, pois na Índia as mulheres tem que engravidarem depois do casamento senão são taxadas como pecadoras.
E Bhima faz de tudo para Maya abortar, pois como é analfabeta, quer um futuro digno para a neta, e não o mesmo que o seu de lavar roupas, cozinhas, banheiro de outras pessoas.
Então o aborto acontece e depois disso ocorre de que a patroa Sera Dubash auxilia nos estudos de Maya. Mas ainda uma pergunta pertuba Bhima. Quem era o pai do (a) filha(o) que Maya abortou?
E depois disso acontece algo revelador sobre o pai do filho abortado de Maya que mudou o desenrolar da história de uma forma surpreendente.
Gostei muito desse romane pelo fato de que é passado na Índia. E de me levar a reflexões sobre como existe a diferença tão gritante de classes socias em um mesmo ambiente.
Vale ressaltar também que o livro fala sobre a violência a mulher. Mas tem o feminismo de Bhima também quando o seu marido diz em um diálogo no livro que não quer que sua filha aprenda a ler e escrever, pois tem que ter um marido que faça isso para ela quando ela crescer, porém Bhima retruca e diz que hoje em dia não é bem assim.
Um livro lindo, mas ao mesmo tempo triste, pois mostra uma realidade crua. E que esta distância entre um e o outro está mais perto que do se imagina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário